quinta-feira, 18 de julho de 2013

Grilos na zona de conforto


Leia Lucas 5.17-26

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia,
mas de poder, de amor e de moderação.
2 Timóteo 1.7

Quando eu era menino, eu dominava a arte de pegar iscas de pesca. Primeiro, eu tinha de encontrar um trecho com grama alta. Depois andava sistematicamente pela grama, com um pé varrendo à frente num movimento lento como o de uma ceifadeira. Os grilos assustados saltavam. Nesse momento eu agachava, com a mão em concha e atacava.

Em algum ponto do caminho, perdi a paixão por caçar grilos - e em escala muito maior, por dominar coisas novas. Por medo do fracasso ou da desaprovação, eu hoje permaneço seguro em minha zona de conforto. Na verdade, como adulto, eu vivo mais como um grilo do que como uma pessoa, me escondendo e saltando de medo.

Ao longo dos evangelhos, Jesus diz: "Não temais". Ele aprecia a coragem e a ousadia movidas pela fé, como a dos amigos do paralítico (Lucas 5.17-26). Em 2 Timóteo, Paulo lembra a Timóteo de reavivar o dom de Deus que havia nele. Embora Timóteo fosse leal e confiável, ele aparentemente lutava contra a timidez, como eu. Paulo o instigou a lembrar que o poder de Deus estava em ação dentro dele.

Em momentos em que me sinto pequeno e com medo, como um grilo, é confortador saber que o poderoso espírito de Deus também está em mim, me encorajando. "Tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33).

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a seguir corajosamente a tua vontade, por mais assustadora e desconfortável que ela possa parecer. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Porque Deus me deu um espírito de poder, eu hoje posso agir com ousadia.

Oremos pelas pessoas limitadas diariamente por seus medos.

Stephen Bishop (Carolina do Norte, EUA)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 30 de maio de 2013)