segunda-feira, 31 de maio de 2010

Braço forte e colo carinhoso

“Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seio.” (Isaías 40:10-11)

Que cena bonita: braço forte de poder dominador, estendido para recolher os pequenos, fracos, necessitados. O braço que criou e contou por nomes as estrelas, para que nenhuma falte (Isaías 40:26), guarda no seio os que não podem se defender e precisam de proteção. Guia com a mansidão inimaginável do Todo-poderoso.

É confortante saber que Ele cuida assim e nós. Quanto mais fracos nos sentimos, mais carinho Ele nos dá. Dá também os cuidados de quem tem poder total para proteger (Romanos 8:31; 2 Coríntios 12:9).

Quantos de nós não anelamos por um colo maternal ou por alguém que saiba dar carinho e compreensão quando vacilamos e consolo quando mais necessitamos?

Dizem que o homem pós-moderno não conhece mais colo. É exatamente aí que mais precisamos de colo. Então vemos na Palavra de Deus a imagem do Deus Onipotente, recolhendo com braços fortes os fracos e levando-os ao seio, colo do Deus de amor. Por que esquivar-se dos braços de Deus ao invés de correr para o amor e poder protetor? Isaías abre o capítulo 40 com a chamada e Deus para consolar o seu povo (v. 1). Tal como a erva, que hoje existe e amanhã se vai, é a fragilidade humana (v. 6). Além disso, pesa sobre o homem o pecado e suas conseqüências (v. 2). Ele precisa desse tipo de consolo: ouvir que aqui está Deus, seu Criador, que em Jesus já perdoou os pecados e, nos momentos de fraqueza e tristeza, consola em colo manso e forte.

(“Devocionais para Todas as Estações”, Ed. Ultimato, meditação de 28 de maio)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Leve suas vasilhas a Deus

"... trazei-mos.” (Mateus 14:18)

Talvez você esteja, neste momento, passando por necessidades, rodeado de dificuldades, e provações de toda espécie. Tudo isso são como vasilhas providenciadas por Deus para o Espírito Santo encher com bênçãos para nossa vida. Se soubermos entendê-las, as circunstâncias adversas se tornarão em oportunidades para recebermos novas bênçãos e livramentos que não obteríamos de outra forma.

Tragamos essas vasilhas a Deus. Estendamo-las com firmeza diante dele em oração e fé. Permaneçamos quietos e não tentemos nos adiantar até que ele comece a operar. Não façamos nada sem que ele mesmo nos mande fazer. Precisamos dar-lhe uma oportunidade de operar, e ele certamente o fará. E as próprias aflições que ameaçavam vencer-nos através do desânimo e da infelicidade, tornar-se-ão a oportunidade de Deus revelar sua graça e glória em nossa vida, como nunca antes. “Trazei-mos (todas as vossas necessidades).” – A. B. Simpson.

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Fp 4:19)

A fonte – “Deus”! O suprimento – “Sua riqueza em glória” ! O Canal - “Cristo Jesus” ! Temos o privilégio de apresentar cada uma das nossas necessidades diante das riquezas da sua graça e perdê-las de vista, em presença do suprimento. O inesgotável tesouro de Deus está à nossa disposição, com todo o amor do coração de Deus; podemos chegar ali e sacar, na simplicidade da fé, e nunca precisaremos buscar os recursos humanos ou depender do apoio de homens. – C. H. M.”

(“Mananciais no Deserto”, Lettie Cowman, Ed. Betânia, meditação de 27 de maio)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O bom humor também vem de Deus

Leitura: Isaías 12:1-5


“O que o justo almeja redunda em alegria...”
(Provérbios 10:28)

O bom humor é a disposição boa e alegre do coração, da mente e do espírito. Pessoas bem humoradas vivem mais e fazem coisas além do esperado delas. Tanto o mau como o bom humor são inatos, mas podem ser aprendidos, adquiridos e mudados. Este aprendizado torna o bom humor parte da personalidade da pessoa. Já o mau humor é um terrível estado de aborrecimento interior que paralisa, amargura e produz uma visão pessimista da vida.

Embora não pareça, o bom humor independe de dinheiro, de sucesso, de amor, de uma boa profissão ou de uma situação estável. O bom humor resulta de forte e determinada segurança interior. Para ser uma pessoa bem humorada, veja qual é a primeira instrução de Deus quanto à segurança interior: “mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal” (Provérbios 1:33).

Se der ouvidos a Deus, seu coração ganhará estrutura para o bom humor. Quem ouve e pratica a Palavra de Deus, terá sono seguro, paz interior e boa disposição ao amanhecer. Se você se colocar inteiramente sob a segurança de Deus, o bom humor nascerá em você como a luz da manhã. A realidade da segurança interior está nas seguintes palavras de uma pessoa que a conhecia bem: “em paz me deito e logo pego no sono, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança” (Salmo 4:8). Se o seu coração, sua mente e seu espírito estão sob a segurança de Deus, seu bom humor brilhará como a luz do dia, naturalmente. Deus pode ajudá-lo a ser uma pessoa bem humorada. Abra-se para esta ajuda.

PENSAMENTO DO DIA: O bom humor do cristão tem seu fundamento na segurança que Deus oferece.


(“Pão Diário”, vol. 5, Ed. RTM, meditação de 06 de julho)