Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo.
Isaías 43.18-19
O quintal estava uma bagunça. O clima de inverno e os ventos fortes tinham deixado galhos de árvore, folhas mortas e centenas de pinhas espalhadas por toda a nossa propriedade. O lugar precisava de uma limpeza completa. Coloquei mãos à obra e logo tinha juntado uma quantidade considerável de gravetos. Com um rastelo, juntei pinhas e agulhas numa pilha espessa. Várias horas se passaram. Parei para verificar meu progresso; o quintal parecia limpo e arrumado. A grama ainda estava marrom e seca, mas, ao me ajoelhar para olhar mais de perto, percebi pequeninos brotos verdes. A primavera estava chegando, mas os sinais não se tornaram perceptíveis até que o entulho foi removido. Às vezes, nossa vida é como meu quintal ? marrom, estéril e cheia de entulho. As semanas da Quaresma nos dão uma chance de nos examinar, nos concentrar em nossa vida espiritual e remover o entulho, como uma limpeza completa, para que um novo crescimento possa emergir.
Oração: Amado Deus, nós abrimos nossas vidas a Ti nesta Quaresma. Ajuda-nos a remover o entulho de nossas vidas, enchendo-a com Tua presença e amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde está o limite do meu crescimento espiritual? Como posso cooperar com o que Deus está fazendo?
Oremos pelas pessoas que buscam uma maior intimidade com Deus, particularmente no período da Quaresma.
Valerie Battle Kienzle (Missouri, EUA)
("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 15 de março de 2012)