Leia Marcos 12.41-44
Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.
Marcos 12.44
Participei da equipe médica que trabalhou no Haiti na época do terremoto, em janeiro de 2010. Durante o tempo em que estive ali, aprendi sobre a verdadeira doação. Um dia, meu filho e eu estávamos jogando futebol com crianças haitianas. Durante um intervalo, nós distribuímos alguns caramelos. Com uma mordida, um dos meninos dividiu seu caramelo ao meio e deu-me uma das metades. Estava prestes a comer mais do que aquele menino receberia em vários dias, e ainda assim ele me ofereceu metade do que tinha. Nossa equipe continuou a atender na clínica médica após o terremoto, mas não estava claro como ou quando iríamos para casa. Decidimos que devíamos começar a economizar nosso alimento, bem como o combustível para os geradores. Um de nossos intérpretes disse que nos traria alimento de sua casa se precisássemos de algum. Ele e seus cinco filhos viviam em uma casa menor do que a maioria de nossas salas de estar, e tínhamos mais comida em nossa cozinha do que sua família comeria em dois meses. Sua capacidade de prover alimentos para sua própria família logo estaria em risco. Mesmo assim, ele nos ofereceu uma dádiva sem medida. Ele sabia sobre a verdadeira doação. Deus nos chama a exercer uma generosa mordomia de todas as nossas dádivas. Como você está agindo em relação a isso?
Oração: Ó Deus, inspira-nos a dar-Te tudo o que pudermos - em serviço e na partilha de nossos recursos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Seja o que for que nós tenhamos, Deus nos chama a dar generosamente a quem tem menos.
Oremos pelo povo do Haiti.
Bruce Blumer (Dakota do Sul, EUA)
Conexão com a Vida: Procure saber mais sobre os esforços de ajuda ao Haiti.
("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 26 de maio de 2012)