terça-feira, 30 de setembro de 2014

Samba de uma nota só



“Nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.”
(Atos 20:27)

Uma amiga visitou minha igreja algumas vezes. Certa feita, questionada sobre suas primeiras impressões, disparou: “O que mais me chama a atenção é como o discurso em geral é repetitivo, um samba de uma nota só. Parece que vocês ficam repetindo porque têm dificuldade em acreditar”. Depois desse soco no estômago, nada mais me restou a não ser baixar as orelhas em concordância constrangida. De fato, estamos muitas vezes aprisionados ao leite, completamente ignorantes do alimento sólido, alheios a uma série infindável de temas para os quais as igrejas fecham os olhos.

Assim, deixamos de comer o bom alimento e nos empanturramos com o mesmo e velho leite, como se fôssemos crianças: “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições para isso. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais” (1 Coríntios 3:1-3).

Uma saída é que a igreja, como comunidade, se empenhe em ler, observar, interpretar e aplicar os textos bíblicos, compreendendo coletivamente a Palavra, com a valiosa contribuição daquele irmão caladinho que não tem eloqüência para pregar um sermão. É a maravilhosa interpretação da Palavra de Deus empreendida pelo corpo de Cristo, sem a necessidade de iluminados monopolizando o que nosso Pai quis dizer.

(“Devocionais para todas as Estações”, Ed. Ultimato, meditação de 13 de novembro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário