quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lembre-se da luz!


Salmo 27

1 O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.
2 Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem.
3 Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.
4 A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto; que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.
5 Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha
6 Assim vencerei os inimigos que me cercam. Com gritos de alegria, oferecerei sacrifícios no seu Templo; eu cantarei e louvarei a Deus, o SENHOR.
7 Ó SENHOR, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão de mim e responde-me.
8 Tu disseste: “Venha me adorar.” Eu respondo: “Eu irei te adorar, ó SENHOR Deus.”
9 Não te escondas de mim. Não fiques irado comigo; não rejeite este teu servo. Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda; não me deixes, não me abandones.
10 Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim.
11Ó SENHOR Deus, ensina-me a fazer a tua vontade e guia-me por um caminho seguro, pois os meus inimigos são muitos.
12 Não me entregues nas mãos desses inimigos, que dizem mentiras contra mim e me ameaçam com violência.
13 Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade.
14 Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR.

Tropecei no escuro, na estrada enlameada e sinuosa desde o ponto de ônibus. Por pouco não caí numa vala. Garota nascida e criada na cidade, eu, compreensivelmente, tinha me esquecido de que no campo não há luzes nas ruas. Sentindo raiva da minha tolice e com medo, eu orava fervorosamente.

Finalmente, consegui chegar ao meu destino, tomando emprestadas as luzes dos carros que passavam. Cada vez que um passava, os faróis iluminavam a estrada. Essas luzes, somadas à minha lembrança do caminho conhecido, me permitiram chegar em casa em segurança.

Quando nos encontramos em um lugar espiritualmente escuro, podemos usar o mesmo princípio. Mesmo sentindo que Deus nos abandonou e que não conseguimos mais ver o caminho à frente, podemos continuar na direção em que caminhávamos quando estávamos na luz. A recordação dos tempos em que podíamos ver claramente nos faz lembrar da fidelidade de Deus e nos ajuda a prosseguir até que tenhamos voltado à luz novamente. Nos momentos em que caminhamos na escuridão, podemos confiar naquilo que sabemos sobre Deus.

ORAÇÃO: Senhor, quando estivermos na escuridão, ajuda-nos a não duvidar da realidade da Tua luz. Em nome de Jesus. Amém.

PENSAMENTO PARA O DIA: Deus caminha conosco nos momentos de escuridão.

Oremos pelas pessoas que se sentem abandonadas por Deus.

(Heather Eason – Inglaterra)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 14 de dezembro de 2001)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Consciência tranquila


O HÁBITO DE UMA CONSCIÊNCIA TRANQUILA

“Consciência pura diante de Deus e dos homens.”
(Atos 24:16)

Os mandamentos de Deus são dirigidos à vida de seu Filho em nós; portanto, para a natureza humana na qual seu Filho foi formado, seus mandamentos parecem difíceis, mas assim que obedecemos, eles se tornam divinamente fáceis.

A consciência é a faculdade que se prende ao mais elevado conhecimento que possuo, e me diz o que esse conhecimento exige que eu faça. São os olhos da alma, voltados para Deus ou para o que consideram mais elevado; portanto, os registros da consciência diferem de pessoa para pessoa. Se me mantenho firme diante de Deus, minha consciência me apresentará sempre a lei perfeita de Deus e indicará o que eu devo fazer. A questão é – obedecerei? Tenho que me esforçar para manter minha consciência sempre sensível de modo que eu possa viver sem tropeços. Devo viver numa sintonia tão perfeita com o Filho de Deus, que em cada circunstância o espírito do meu entendimento se renove e eu entenda de imediato “qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Deus nos educa até nas minúcias. Será que estou tão atento ao mais leve sussurro do Espírito que saiba o que devo fazer? “Não entristeçais o Espírito de Deus” (Efésios 4:30). Ele não vem com a voz de um trovão; sua voz é tão mansa que é fácil não prestar atenção a ela. O que mantém a consciência sensível é o hábito contínuo de conservar o coração aberto a Deus. Sempre que se sentir inclinado a questionar: “Por que não posso fazer isto?”, pare logo. Você está no caminho errado. Quando a consciência fala, não pode haver discussão. Se permitir que qualquer coisa obscureça sua íntima comunhão com Deus, quem perde é você. Seja lá o que for, pare e procure manter bem nítida sua visão interior.

(Oswald Chambers, “Tudo para Ele”, Ed. Betânia, meditação de 13 de maio)



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Da alegria vem a força!


QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS ESTÃO CONTRA VOCÊ

Leitura bíblica: Neemias 4:1-14

Versículo central: “E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.” (Neemias 8:10)

Depois de um horrível acidente escalando montanhas, Tim Hansel chegou a uma profunda conclusão: a alegria do Senhor era sua única força (Neemias 8:10). Com dores por todo o corpo, Hansel buscou a ajuda de Deus.

Em “You Gotta Keep Dancin’ ” (A Vida Continua), ele escreve:

“Minha fúria (desejo) de viver era real, mas eu tinha, sem saber ou sem ter intenção, colocado uma tampa por cima dizendo: “Quando estiver forte, ficarei alegre. Quando a dor passar, vou ficar feliz”. Eu tinha desculpas suficientes para uma vida inteira.

O problema era a realidade. A dor não passava. E eu me colocara em posição de esperar que as coisas melhorassem, de esperar até que eu conhecesse mais a Deus, até que tivesse força suficiente para ficar alegre.

Mas, com essa profunda e simples passagem de Neemias, Deus me fez lembrar repetidas vezes de que não posso ficar forte, mas posso ficar alegre. E quando estivesse preparado para isso, as forças viriam em seguida... Não eram as dores que me prejudicavam tanto, mas minha atitude diante da dor. Eu entendi que, embora as dificuldades fossem inegavelmente reais e iam permanecer pelo resto de minha vida, tinha oportunidade de escolher uma nova liberdade e alegria se quisesse.”

Alegria duradoura e fé verdadeira são fundamentadas apenas em Jesus Cristo, não nas circunstâncias. Se as circunstâncias estão contra você, ele será a sua força.

ORAÇÃO: Senhor, ajuda-me a compreender que a alegria duradoura se fundamenta em ti, não em minhas condições. Fortalece minha fé quando as circunstâncias estiverem contra mim.

(“Em Sua Presença”, Charles Stanley, Ed. Hagnos, meditação de 09 de julho)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quer contar vantagem?



A GLÓRIA DO HOMEM

Leitura: Jeremias 9:23-26

“Quem se gloriar, glorie-se nisto:
em compreender-me e conhecer-me,
pois eu sou o Senhor.”
(Jeremias 9:24)

É impressionante como as pessoas tentam obter sucesso, como fazem de tudo para atingir a fama. Em muitas situações até usam artifícios duvidosos para alcançar notoriedade nacional e internacional. Gostam de aparecer diante dos holofotes da mídia, dos microfones e nas primeiras páginas dos jornais e revistas. Infelizmente não se dão conta de que essa fama e essa glória são curtas e passageiras, pois já dizia o salmista: “nada levará consigo quando morrer...” (Salmo 49:17).

Por outro lado, há uma tendência natural do ser humano em elogiar a si mesmo. De se achar o bom. Se os outros não o aplaudem e dizem maravilhas a seu respeito, ele mesmo trata de aparecer e vangloriar-se de coisas que fez e até do que deixou de fazer. É interessante que não percebam a má impressão que causam com isso. Por meio do profeta Jeremias, o Senhor Deus já advertia que as pessoas não devem vangloriar-se: basta ler o versículo 23 da leitura. Isso não quer dizer que a pessoa não deva ser sábia, forte ou rica. Deus até afirma que quem não tem sabedoria, deve pedi-la a ele. O que Deus condena é que a pessoa use isso para a sua glória pessoal e em detrimento do próximo. Depois de desaprovar essa atitude, a Palavra de Deus mostra-nos no versículo de hoje qual é a verdadeira glória do homem.

Não há nada mais glorioso do que conhecer o Deus verdadeiro, o Criador dos céus e da terra. O Deus soberano e misericordioso, mas também justo Juiz. Se você já o conhece e nele crê, então você tem a certeza de que terá também um corpo glorificado e estará na glória celestial para todo o sempre. Pode haver glória maior?

Pensamento do dia: Quer contar vantagem? Fale da grandeza de Deus.

(“Pão Diário”, vol. 6, Ed. RTM, meditação de 08 de julho)



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Deslocados


Leia Hebreus 11.1-3, 13-16

Eles não são do mundo, como também eu não sou. 
João 17.16

A língua, as comidas, os costumes sociais e as circunstâncias nacionais no Vietnã de 1966 me eram estranhos. Eu estava servindo como enfermeira voluntária em um pequeno hospital cristão.

Nossos pacientes eram civis que sofriam em meio ao contínuo estado de guerra em seu país. Nós fazíamos o que podíamos com os instrumentos médicos simples que tínhamos. Os pacientes morriam de condições facilmente tratáveis em meu país natal.

Eu me sentia sobrecarregada e deprimida. Meses depois, eu me dei conta de que vinha sofrendo de choque cultural: sentimentos de desenraizamento e instabilidade que podem resultar de uma brusca e opressora mudança. Ao voltar para os Estados Unidos, vivi um choque cultural diferente.

Eu sentia falta da tranquila dignidade e coragem dos vietnamitas - seu respeito pela idade e sabedoria, sua generosidade e hospitalidade, os fortes laços familiares e comunitários, a fé simples e inabalável em Jesus Cristo que meus amigos cristãos viviam ali. Como seguidores de Jesus Cristo, nós sempre viveremos choques culturais.

O autor de Hebreus nos lembra que nossa fé em Cristo nos faz "estrangeiros e peregrinos sobre a terra" (11.13). Nós frequentemente - talvez sempre - nos sentiremos desconfortáveis e deslocados. Pois "[aspiramos] a uma pátria superior, isto é, celestial" (v. 16).

Oração: Amado Deus de todas as nações, perturba o nosso conforto terreno. Ajuda-nos a servir aos outros com amor ao mesmo tempo em que buscamos o teu lar celestial. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso desconforto com esse mundo pode nos levar a ajudar os outros em nome de Cristo.

Oremos pelos imigrantes.

MarySue Rosenberger (Texas, EUA)

("No Cenáculo", Editora Cedro, meditação de 21 de agosto de 2013)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Grilos na zona de conforto


Leia Lucas 5.17-26

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia,
mas de poder, de amor e de moderação.
2 Timóteo 1.7

Quando eu era menino, eu dominava a arte de pegar iscas de pesca. Primeiro, eu tinha de encontrar um trecho com grama alta. Depois andava sistematicamente pela grama, com um pé varrendo à frente num movimento lento como o de uma ceifadeira. Os grilos assustados saltavam. Nesse momento eu agachava, com a mão em concha e atacava.

Em algum ponto do caminho, perdi a paixão por caçar grilos - e em escala muito maior, por dominar coisas novas. Por medo do fracasso ou da desaprovação, eu hoje permaneço seguro em minha zona de conforto. Na verdade, como adulto, eu vivo mais como um grilo do que como uma pessoa, me escondendo e saltando de medo.

Ao longo dos evangelhos, Jesus diz: "Não temais". Ele aprecia a coragem e a ousadia movidas pela fé, como a dos amigos do paralítico (Lucas 5.17-26). Em 2 Timóteo, Paulo lembra a Timóteo de reavivar o dom de Deus que havia nele. Embora Timóteo fosse leal e confiável, ele aparentemente lutava contra a timidez, como eu. Paulo o instigou a lembrar que o poder de Deus estava em ação dentro dele.

Em momentos em que me sinto pequeno e com medo, como um grilo, é confortador saber que o poderoso espírito de Deus também está em mim, me encorajando. "Tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33).

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a seguir corajosamente a tua vontade, por mais assustadora e desconfortável que ela possa parecer. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Porque Deus me deu um espírito de poder, eu hoje posso agir com ousadia.

Oremos pelas pessoas limitadas diariamente por seus medos.

Stephen Bishop (Carolina do Norte, EUA)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 30 de maio de 2013)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A graça do ursinho


Leia João 1.14-17

Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
João 1.16

Minhas netas iam participar de um concurso de balé clássico. No entanto, antes do balé, fomos informados de que um grupo, de cinco meninas de 5 anos, faria apresentações individuais. Quatro delas subiram ao palco, uma após a outra. Mas, então, chegou a vez da Número 5.

A música para a dança era "Eu e meu ursinho de pelúcia". Mas a garotinha não apareceu. Em vez disso, nós a ouvimos chorar. Mais tarde, no fim do programa, todas as dançarinas se alinharam no palco.

Para nosso encanto, todas as garotinhas receberam uma medalha presa a uma fita, incluindo a Número 5, que pálida e com o rosto manchado de lágrimas, agarrava seu ursinho. Dessa vez não vimos lágrimas, mas um sorriso lacrimoso.

É como a graça, pensei. Não precisamos fazer nada; não precisamos merecer a aprovação de Deus. A graça é seu amor imerecido. É pura dádiva, uma expressão gratuita do amor de Deus por nós.

Oração: Senhor amado, nós te agradecemos pelas riquezas da tua graça. Permite que possamos receber essas riquezas graciosamente e viver nossa gratidão oferecendo graciosa aceitação aos que encontrarmos. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!".*

Pensamento para o dia: Receber graciosamente abençoa tanto os que recebem quanto os que dão.

Oremos pelas crianças que estão participando de concursos.

Dorothy O'Neill (Austrália do Sul, Austrália)

* Mateus 6.9-13.

("No Cenáculo", Editora Cedro, meditação de 20 de maio de 2013)


sábado, 18 de maio de 2013

Corra um pouquinho


Leia Marcos 2.1-12

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Josué 1.9

Quando nosso filho tinha cerca de 6 anos, ele às vezes parava durante o caminho de volta de nossa loja para casa, dizendo: "Papai, eu estou cansado demais para andar". Eu respondia: "Então corra um pouquinho".

Era uma dessas típicas respostas ilógicas que as crianças às vezes ouvem dos adultos. Para ser sincero, eu dizia isso para distraí-lo. Mas para minha surpresa ele recuperava a energia ao mudar o ritmo, e já não ficava cansado.

Todos nós às vezes perdemos nossa energia simplesmente porque ficamos presos em certo passo. Formamos nossas vidas em certas rotinas, fazendo as coisas como de costume.

É por isso que admiro o paralítico nesta história do evangelho de Marcos. Quando Jesus lhe disse para se levantar e andar, ele teve a coragem de fazê-lo. Jesus pediu que ele não apenas mudasse o passo, mas fizesse algo que ele certamente não estava acostumado a fazer.

O perseverar na fé requer que estejamos dispostos a ouvir a voz de Deus nos chamando a mudar nossas rotinas, a fazer algo que nunca fizemos e a entrar em áreas em que jamais teríamos imaginado. É preciso coragem para fazer essa mudança. Mas, "fiel é o que vos chama" (1Ts 5.24).

Oração: Nosso Deus confiável, ajuda-nos a nos aquietar para ouvir a tua voz, e dá-nos coragem para alterar o nosso passo e ir onde tu estás nos chamando. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está me chamando a tentar algo novo?

Oremos pelas pessoas que estão se debatendo com o chamado de Deus.

Hans Vaxby (Moscou, Rússia)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 10 de maio de 2013)



domingo, 14 de abril de 2013

Tal pai tal filho adotivo


Leia 1 Coríntios 10.31 a 11.1

Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.
Filipenses 3.17

"Dá para ver que vocês são mãe e filha", disse o vendedor. Nós sorrimos, sem fazer comentários. Já ouvimos isso antes e sempre nos divertimos porque não partilhamos o mesmo DNA. 

Meu marido e eu adotamos nossa filha quando ela tinha seis semanas de idade. Então o que nos torna semelhantes? 

Por viver comigo há 20 anos, minha filha adquiriu muitas de minhas características. Nós pensamos de forma parecida; nossas reações são semelhantes. 

Em outros aspectos somos bastante diferentes, mas quem observa vê aquilo em que nos assemelhamos. 

Quando nós somos adotados na família de Deus, sendo Cristo nosso irmão mais velho, algo semelhante acontece. 

Nós passamos tempo com Deus e outros crentes, discutimos ideias importantes e aos poucos nos tornamos mais parecidos com Cristo. 

Nossa esperança é que quando sairmos para o mundo, as pessoas se lembrem do amor e compaixão de Deus e queiram seguir a Cristo por causa do que veem em nossas vidas.

Oração: Deus todo-poderoso, ajuda-nos a viver de modo que as pessoas possam ver Cristo em nós. No nome dele oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Como filhos de Deus, devemos mostrar os traços familiares do amor e compaixão.

Oremos pelos pais adotivos.

Lanita Boyd (Kentucky, EUA)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 12 de abril de 2013)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Uma nova estação


Leia João 3.1-17

Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu].
João 3.3

No dia seguinte ao funeral de meu irmão, uma forte tempestade de inverno chegou com ventos que açoitavam a neve formando funis rodopiantes. Era o mês de abril. No dia seguinte eu caminhei pelo cemitério. Tudo parecia surreal: a morte de meu irmão, eu diante do seu túmulo e montes de neve enterrando as flores.

Onde estava a primavera - a estação que associamos ao renascimento, regeneração e ressurreição? Quando meu irmão morreu, eu entrei num período de profunda depressão. Eu tinha 40 anos e não frequentava a igreja e nem louvava a Deus. Mas Ele ainda assim ouviu meu pedido desesperado de ajuda. Surgiu em mim o desejo de frequentar a igreja, e comecei a procurar na lista telefônica.

Marquei uma hora com um pastor para obter aconselhamento espiritual e para a minha dor. Em compaixão, Deus me conduziu até lá, e entrei em uma nova estação da vida quando ouvi o evangelho de salvação por meio de Jesus Cristo.

Minha vida e meu espírito se transformaram. Eu nasci de novo. Nosso Deus amoroso e misericordioso "deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Tm 2.4).

Independentemente do que possamos ter feito, Deus nos proporciona renascimento por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esperança, redenção e vida eterna são dádivas preciosas que Ele graciosamente nos dá.

Oração: Obrigada, Deus amoroso, por nos buscares antes mesmo de sabermos que precisávamos de ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ninguém está fora do alcance do poder redentor de Deus.

Oremos pelos que estão de luto por alguém que morreu recentemente.

Debra Pierce (Massachusetts, EUA)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 21 de março de 2013)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Saindo da rotina


Leia Mateus 14.13-33

Respondendo-lhe Pedro, disse:
Se és tu, Senhor,
manda-me ir ter contigo,
por sobre as águas.

Mateus 14.28

Parecia que mal terminava uma tempestade de inverno com forte nevasca e outra chegava, deixando-nos presos em casa, esperando que o tempo melhorasse.

Quem vivia na cidade podia apreciar um breve intervalo em sua rotina normal, mas aqui na fazenda nós ou tínhamos de levar o alimento aos animais ou os animais ao alimento.

Os cavalos pastavam a uma milha da casa, o que não parecia longe demais, até que tive de arrastar o alimento para eles numa estrada que tinha ficado invisível por causa da neve acumulada.

Por sorte, alguém tinha passado por lá antes de mim e feito uma trilha, deixando um estreito e escorregadio caminho de sulcos.

Enquanto eu manobrava sobre eles e orava: "Senhor, por favor, mantenha-me nos trilhos", me dei conta de que espiritualmente eu precisava que Deus fizesse exatamente o oposto por mim.

Eu estava numa rotina espiritual. Não estava disposta a encarar novos desafios. Com frequência eu orava ao Senhor não apenas para me manter segura nas experiências desconfortáveis, mas para me manter longe delas.

Os trilhos são um lugar seguro numa nevasca, mas em nossa vida espiritual eles podem ser perigosos para o nosso relacionamento com Cristo.

A passagem em Mateus 14 nos conta que Pedro confiou em Jesus o bastante para sair do barco durante uma tempestade.

Nós também podemos confiar em Deus o bastante para sair dos trilhos da rotina que nos impedem de viver mais fiel e abundantemente.

Oração: Senhor amado, permite que nossa confiança em ti seja maior do que o temor das situações que nos cercam. Ajuda-nos a sair dos trilhos da rotina. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Tudo aquilo que conseguimos fazer sozinhos com facilidade não exige fé.

Oremos pelos fazendeiros e rancheiros.

Jean Bonin (Alberta, Canadá)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 26 de fevereiro de 2013)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Uma minúscula partícula



Leia Salmo 8.1-9

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? 
Salmo 8.3-4

Quando minha neta, Lucy, tinha dois anos de idade, nós saímos para colocar uma carta no correio. A caminho da agência, nós vimos a lua, uma orbe grande, bonita e branca pendurada no céu negro; ela ficou maravilhada. Meses depois, ainda falava dela. Nós, adultos, tomamos a lua como algo certo. Sabemos que ela está lá, esperamos vê-la nas noites de céu claro, e às vezes ponderamos que o homem já esteve lá. Imagine o salmista na noite, séculos antes de haver luzes nas ruas. Talvez o escritor do Salmo 8 tenha se sentado num declive, cuidando de um rebanho, recostando-se, com um olho nas ovelhas ao mesmo tempo olhando para o céu. O Salmo 8 capta a maravilha do céu noturno que Lucy sentiu. O salmista se dá conta de quão minúsculos e insignificantes nós somos comparados à magnitude do céu. Mas embora se dê conta do quanto somos pequenos, ele reconhece o valor que Deus nos dá. O ser humano é o ápice da criação de Deus. Nós somos especiais. Olhe para a lua, maravilhe-se com as estrelas e seja grato pelo valor que Deus dá a você.

Oração: Deus todo-poderoso e pai celestial, nós te agradecemos por nos fazeres especiais para ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Na vastidão do universo, Deus nos segura carinhosamente.

Oremos pelos astrônomos e físicos.

Pam Pointer (Wiltshire, Inglaterra)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 12 de fevereiro de 2013)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Orando e louvando a cavalo


Leia 2 Coríntios 4.6-12

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Salmo 136.1

Ao cavalgar pelas trilhas que serpenteiam ao redor dos milharais, me dou conta de como Deus é majestoso e bom. Conforme os cascos de meu cavalo soam sobre a trilha, meus pensamentos se deixam tomar pelo momento e dou graças pelas bênçãos que Deus me deu.

Quando estou sozinha com meu cavalo pela zona rural, sinto-me próxima a ele. Sinto-me contente e em paz. As preocupações e fardos do dia se vão com o vento e fico só na companhia de Deus. Quando aprecio esses bons momentos na vida, peço a Deus que me ajude a enxergar o bem mesmo nas piores situações. Sei que a vida nem sempre será perfeita e que encontrarei complicações e provações ao longo do caminho. Quero ser fiel e louvar a Deus mesmo quando a vida me atingir com força. Tenho experimentado a bondade e misericórdia de Deus a cada dia de minha vida. A leitura da palavra de Deus e a oração restauram minha alma e me ajudam a manter Deus em primeiro lugar na minha vida. Quando meu cavalo e eu chegamos em casa, mais uma vez agradeço por tudo que Deus fez e peço que ele fortaleça minha fé para os dias que virão.

Oração: Senhor celestial, ajuda-nos a ver o bem nas situações ruins e a reconhecer a tua presença todos os dias da nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus abençoa nossa vida com beleza e bondade.

Oremos por aqueles que precisam conhecer a paz de Deus.

Megan S. Feaser (Pensilvânia, EUA)

("No Cenáculo", Ed. Cedro, meditação de 18 de janeiro de 2013)