domingo, 8 de novembro de 2009

De quem terei medo?

Leitura bíblica: Salmo 27:1-14

Versículo-chave: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” (Salmo 27:1)

Meditação: Neste grande Salmo, Davi reafirma que Deus é a sua defesa segura. Luz nas trevas e libertação na batalha eram a sua esperança. O Senhor lhe mostraria o caminho, iluminaria seus passos e lhe daria clareza mental e coragem emocional. Por que ter medo?

Entre o povo de Deus encontravam-se os malfeitores e também os filisteus. Davi estava sendo pressionado de dentro e de fora. Contudo, ele tinha confiança. Ele pedia uma coisa somente: comunhão com Deus, conhecimento dele e crescimento em seu amor.

É essa a esperança de Davi, porque Deus havia prometido proteção no dia difícil; ele o livraria do perigo e o colocaria acima do poder dos seus inimigos.

À base desta revisão da bondade de Deus, Davi se enche de esperança e alegria. As coisas parecem mais claras no contexto do propósito maior de Deus. O único temor de Davi é que Deus pudesse retirar-lhe a bênção. Tudo o mais poderia abandoná-lo, menos Deus.

Davi queria conhecer, acima de tudo, a vontade de Deus. Senhor, que desejas que eu faça? As testemunhas falsas não ajudam; somente Deus pode guiar o coração humano. O salmo termina em exultação e louvor da fidelidade de Deus.

Observe como este salmo nos ensina a orar. Primeiro, ensina-nos a começar com uma recordação simples do que sabemos de Deus e da sua natureza. Segundo, mostra-nos que devemos esvaziar os problemas do nosso coração e mente. Terceiro, devemos novamente afirmar que a única coisa que desejamos acima de tudo é fazer a vontade de Deus e pedir que ele nos ensine os seus caminhos. Quarto, devemos deixar o problema ou a oportunidade com ele, reconhecendo sua bondade na vida dos homens. Finalmente, devemos esperar com paciência e confiança para ver a direção em que ele nos levará.

Pensamento do dia: Espere pelo Senhor, tenha bom ânimo, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, pelo Senhor. (Salmo 27:14)


(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 06 de novembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário