sábado, 24 de julho de 2010

Quando tudo falha

Leia Provérbios 4:1-9

“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento.” (Provérbios 4:1)

“Quando tudo o mais falhar, leia as instruções”. Esta recomendação se aplica a mim freqüentemente. Geralmente, sou tão ansiosa em relação a um novo projeto que ignoro as instruções necessárias. Minha natureza impaciente não permite tais inconveniências! Então, acabo presa no meio do projeto e fico imaginando por quê. Quando finalmente leio as instruções, descubro um importante passo que negligenciei.

Deus nos forneceu um manual para o viver fiel. Por que, então, continuamos a nos frustrar, tentando descobrir as incertezas e mistérios da vida por conta própria?

Porque Deus nos ama e deseja nos ajudar, Ele nos deu a sabedoria encontrada na Bíblia para nos orientar enquanto encaramos novos projetos todos os dias. Nós nada ganhamos ao esperar que “tudo o mais falhe” antes de nos voltarmos para as instruções de Deus. Por meio da oração, da meditação e da leitura da Palavra de Deus, encontramos ajuda para os “projetos” de nossas vidas e evitamos muitos problemas.

ORAÇÃO: Obrigada, Senhor, por nos dares a Bíblia para nossa instrução. Ajuda-nos a seguir suas orientações fielmente. Em nome de Cristo. Amém.

PENSAMENTO PARA O DIA: Leia, primeiro, as instruções de Deus.

Dusty Reed (Iowa, EUA)

Oremos para que sejamos mais fiéis em nosso estudo bíblico.

(“No Cenáculo”, Ed. Cedro, meditação de 09 de julho de 2003)

domingo, 4 de julho de 2010

Deus consolador

Leia 2 Coríntios 1:3-7

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)

Eu sempre admiro as pessoas que sabem exatamente as palavras a dizer para consolar os outros. Freqüentemente, elas são capazes de tomar uma tragédia que enfrentaram na vida e usar sua experiência para beneficiar pessoas que estão sofrendo. Eu sempre desejei poder fazer isso. Mas como? Eu nunca tive grandes sofrimentos em minha vida, principalmente em comparação com as terríveis tragédias que algumas pessoas enfrentam. Então o Senhor me revelou a seguinte verdade: eu posso não ter tido câncer, perdido um filho ou sofrido algum abuso. Mas enfrentei um divórcio e perdi meu pai e um irmão. Muitas das minhas experiências diárias, como perder um emprego, sentir medo, me perder, entrar em uma sala e não conhecer ninguém são mais que suficientes para eu usar para consolar alguém. Mesmo quando não há palavras a serem ditas, posso estar com alguém que precise saber que Deus se preocupa com ele.

Deus não nos disse para oferecer consolo apenas nas grandes coisas, mas para consolar as pessoas em todas as coisas. Nós temos muito mais oportunidades para consolar os outros em pequenas coisas do que em grandes, e não reservarmos o consolo e a compaixão de Deus apenas para os momentos de tragédia. Pequenas oportunidades para oferecer consolo surgem todos os dias na vida de todas as pessoas.

ORAÇÃO: Senhor, ajuda-me a ser sensível às pessoas a minha volta. Mostra-me como consolar os que sofrem, não importa a causa do sofrimento. Em nome de Jesus. Amém.

PENSAMENTO PARA O DIA: Eu sou uma pessoa só, mas posso fazer diferença – aqui e agora.

Lynette Norris Wilkinson (Texas, EUA)

Oremos por prontidão para consolar outras pessoas.

(“No Cenáculo”, Ed. Cedro, meditação de 05 de julho de 2003)