terça-feira, 8 de setembro de 2020

Testemunho de verdade


Pedindo desculpas por retomar o trágico e grotesco "espetáculo" do caso Flordelis, o fato é que aquela aberração continua rendendo manchetes vergonhosas que têm causado muita revolta em denominações que se julgam "perseguidas" após se considerarem atingidas - ainda que marginalmente (com o perdão do péssimo trocadilho) - pelo mar de lama que avançou impiedosamente sobre os arraiais evangélicos. 

Sempre há algo de bom, entretanto, que se pode extrair de tanta imundície. 

Nesta enxurrada insalubre e interminável de notícias bizarras, o Estadão traz duas matérias que revelam detalhes, com o perdão da palavra, particularmente "nojentos" do ocorrido: 



Muita gente certamente quer fugir dessas notícias como o diabo da cruz, mas seria bastante, digamos, "pedagógico" se tapassem os narizes e lessem pelo menos essas duas matérias na sua íntegra e aproveitassem para fazer uma humilde reflexão. 

Constatariam, por exemplo, que o relatório da investigação policial inclui o seguinte trecho: 

      “(A testemunha) narra episódio em que sua ex-supervisora, em meados de 2007, ao aceitar o convite feito pela declarante e visitar a igreja de Flordelis, reconheceu a pastora como sendo frequentadora da mesma casa de swing que ela frequentava”. “Complementando, inclusive, que a então pastora tinha um quarto exclusivo ali.” 


"Quarto exclusivo"... numa casa de swing...

Sim, é isto mesmo o que você leu, o relato consta de um documento oficial do inquérito policial que serviu de base para a decretação judicial da prisão preventiva de vários filhos do (até então) poderoso casal gospel

Obviamente, este não é o único detalhe sórdido do inquérito, e juntamente com os demais indícios colhidos na investigação, tudo - absolutamente tudo - deverá passar pelo crivo do devido processo legal e do contraditório para restar confirmado (ou não), mas podemos - pelo menos - colher algumas ideias iniciais e bastante abrangentes sobre como se percebe, publicamente, a conduta de muitos líderes evangélicos do país. 

"A imagem é tudo!" resume a sua estratégia mundana de dominação.

Hoje, basta alguém se apresentar como "portador" de uma revelação particular de Deus, que muita gente sequer questionará de onde vem aquele autodenominado "profeta", ou quais são as suas motivações, ainda mais se sua oratória incluir aquela pregação ofegante que, não se sabe desde quando, virou sinônimo de "inspiração divina". 

O simples fato de usar sofregamente o nome de Deus (em vão) dá a esta pessoa subitamente transformada em "emissário" o condão de ser imediatamente respeitado como uma voz autorizada a falar em nome do Divino. 

Ai de quem se recusar a ouvi-los...

Por isso, muitos incautos abrem as suas portas e os recebem como enviados sagrados, sem ao menos pedir ao Senhor que testifique pelo Seu Espírito sobre a idoneidade daquelas pessoas.

João, o apóstolo, evangelista, missivista e profeta, insiste muito no testemunho do Espírito Santo a respeito da segurança e da certeza que Deus dá a respeito das coisas sagradas e do discurso feito em Seu nome: 

João 3:32  E aquilo que ele viu e ouviu, isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.
João 5:32  Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
João 8:18  Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou.
João 21:24  Este é o discípulo que testifica dessas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
1ª João 5:6  Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
Apocalipse 22:20  Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! 

Por sua vez, os crentes atuais não têm nenhuma preocupação com o testemunho pessoal e do Espírito Santo, pois (talvez por não conhecê-LO) aceitam como verdadeiro - e sem questionamento - o discurso religioso venha de quem vier, desde que use o nome de Deus como uma espécie de "senha" para que o seu suposto mensageiro seja "temido", "reverenciado" e tido por "divinamente inspirado". 

Depois fingem surpresa quando os escândalos acontecem. 

Simplesmente fingem que não é com eles...

Se - ao invés de se deixarem seduzir pelo primeiro canto de sereia que ouvissem - lessem a Bíblia, estariam minimamente familiarizados com a carta de Judas, que alerta sobre os ímpios que se infiltram dissimuladamente no meio da igreja, transformando a graça de Deus em libertinagem (v. 4), esses sonhadores que contaminam os próprios corpos e rejeitam as autoridades (v. 8), animais irracionais que difamam tudo o que não entendem (v. 10), buscando o lucro (v. 11), nuvens sem água, pastores que cuidam só de si mesmos, árvores sem frutos, duas vezes mortas (v. 12), espumando os seus próprios atos vergonhosos (v. 13) e seguindo os próprios desejos impuros (vv. 16 e 18).

"Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma, e não têm o Espírito!" (Judas v. 19).



Nenhum comentário:

Postar um comentário