domingo, 12 de julho de 2009

Controle a sua ponte levadiça

Você deve por você mesmo decidir a quem e quando permitir acesso à sua vida interior. Durante anos, você consentiu que, de acordo com sues desejos e necessidades, outros entrassem e saíssem da sua vida. Assim, você não era mais o dono em sua própria casa e sentiu-se progressivamente usado. Desse modo, também, rapidamente se cansou e tornou-se irritado, zangado e ressentido.

Pense num castelo medieval cercado por uma vala. A ponte levadiça é o único acesso ao interior do castelo. O senhor do castelo tem o poder de decidir quando levantá-la e quando abaixá-la. Sem tal poder, pode tornar-se vítima de inimigos, estranhos e viandantes, nunca se sentirá em paz no seu próprio castelo.

É importante para você controlar a sua própria ponte levadiça. É preciso haver ocasiões em que mantenha a ponte levantada e tenha a oportunidade de estar só ou somente com aqueles de quem se sinta próximo. Nunca concorde em se tornar propriedade pública, onde qualquer pessoa possa entrar e sair a seu bel-prazer. Você pode pensar que está sendo generoso permitindo o acesso a qualquer pessoa que queira entrar ou sair, mas vai logo perceber que está perdendo a sua alma.

Quando atribuir a você mesmo o poder sobre a sua ponte levadiça, irá descobrir nova alegria e paz em seu coração e irá verificar que é capaz de partilhar essa alegria e paz com outros.

(Henri J. Nouwen, em “A Voz Íntima do Amor”, Paulinas, 2001, p. 86)

Nenhum comentário:

Postar um comentário