sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mansidão flexível

Leitura bíblica: 1 Coríntios 2:1-16; Tiago 3:13-18

Versículo-chave: A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. (Tiago 3:17)

Meditação: Sabedoria é dom especial do Espírito Santo. Observe que sabedoria, Espírito Santo e mente de Cristo são termos usados quase como sinônimos nesta passagem. Todos fazem parte da mesma experiência. Podemos receber o poder de compreender as coisas profundas da natureza, propósito e plano de Deus. Temos direção, visão e discernimento porque o Espírito Santo leva a compreensão humana ao seu ponto máximo. Ele invade os tecidos do cérebro, levando-nos a pensar os seus pensamentos, enche nossas emoções com seu amor, libertando-nos para conhecer e realizar a sua vontade. Os crentes cheios do Espírito estão livres para ser canais do Deus vivente.

Mansidão é modelação. É uma liberdade dinâmica, firmada na graça divina, que transborda em amor para com a própria pessoa, a despeito dos seus problemas, e, a seguir, para com os outros assim como são. Mansidão é uma espécie de entrega a Deus, o Oleiro da vida, pedindo-lhe que nos dê direção e aplique, em nós, sua mão modeladora.

Nesta luz, só os mansos podem receber sabedoria. Só eles são abertos, flexíveis e livres o suficiente para receber o que Deus tem para dar. A maioria de nós está tão cheia de idéias do que achamos ser melhor para nós e para as pessoas a quem amamos, que é difícil Deus nos atingir. Estamos correndo em todas as direções tentando aplicar nossas soluções alternativas. Deus tem muito mais a dar do que jamais poderemos receber. Manquejamos nas respostas incompletas, na perspicácia distorcida e na monotonia da vida porque não possuímos a mansidão da flexibilidade. O Senhor de toda a criação deseja guiar-nos em sabedoria, mas não paramos o tempo suficiente para ouvir a sua voz. É esta a situação da vida do leitor?

Pensamento do dia: A qualidade absolutamente necessária para encontrarmos a sabedoria é estarmos dispostos a ser moldados.

(“O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Lloyd John Ogilvie, Ed. Vida, meditação de 17 de junho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário