sábado, 17 de outubro de 2009

As coisas tornam-se no que parecem

Leitura bíblica: Números 13:25-33

Versículo-chave: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos, e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30)

Meditação: O relatório da maioria foi de medo; o da minoria, de coragem. O relatório da maioria dos homens enviados para espiar a terra de Canaã foi assustador. Note como esses repórteres negativos viam-se como gafanhotos em comparação aos cananeus e, na realidade, tornaram-se isso mesmo à sua própria vista. As coisas realmente transformam-se no que imaginamos. Acima de tudo, temos a tendência de imaginar o pior que possa acontecer e dedicar nossas energias a alcançá-lo. Esse povo apavorado transferiu a própria imagem aos seus inimigos. Haviam-se esquecido de que pertenciam a um Deus poderoso que lhes havia destinado a entrar e possuir a terra. Multiplicaram sua falta de confiança por zero, e o resultado foi pânico.

Ouçamos, agora, a coragem de Calebe. Ele viu os mesmos guerreiros gigantes, mas sabia que o Senhor estava com o seu povo. Louvado seja o Senhor por gente como Calebe! Têm a capacidade de multiplicar os limitados recursos humanos pelo poder ilimitado de Deus, e transformá-lo em visão e esperança.

Enfrentamos desafios na vida e, nessas épocas, em particular, devemos encarar o relatório da maioria ou o da minoria. Há mais pessoas medrosas e negativas do que o suficiente ao nosso redor. Precisamos de um Calebe para nos dar a segurança de que com o Senhor podemos avançar. Agora, a pergunta crucial: você se parece mais com Calebe ou com os homens que se transformaram em gafanhotos à sua própria imagem? Qual seria a resposta da sua família, igreja, e das pessoas com quem você trabalha?

Pensamento do dia: Transformar-me-ei na imagem que tiver de mim mesmo e da vida, e, portanto, imaginarei o que posso ser quando estou cheio com o poder do Senhor.

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 14 de outubro)

2 comentários:

  1. Caro, Helio.

    Parabéns pela proposta e desenvolvimento do Peregrinauta - muito conceitual, tem seriedade e inteligência.

    Gostei muito e te sigo! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Cristiano!

    Seja bem-vindo ao blog, e continuemos peregrinando.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir