quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os braços eternos

“E Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus. E do monte o SENHOR Deus o chamou e lhe disse:
- Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, o seguinte: Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia.”
(Êxodo 19:3-4)


“Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo. Ele os guiou sozinho, sem a ajuda de outro deus.”
(Deuteronômio 32:11-12)


Meditação: Ficamos a imaginar se o Senhor chamou a atenção de Moisés para o vôo da águia, enquanto ele subia o monte Sinai. A águia, como metáfora da providência divina, jamais deixou a mente de Moisés. Ele a conservou durante toda a sua vida. Deus havia, deveras, levado o povo de Israel sobre asas de águias.

No final da vida, Moisés repassou a maneira pela qual Deus havia cuidado do seu povo. Ele havia sido como a águia que treina seus filhotes para voar. É isso que Moisés tentava dizer ao povo na passagem bíblica que lemos hoje. O Senhor revolveu o ninho no Egito, tornando-o tão desconfortável que o povo teve de seguir em direção dos planos que ele tinha para eles. Quando chega o tempo de os filhotes voarem, a águia fará tudo o que for necessário para tirá-los do ninho. Então, empurra os filhos para fora do ninho a fim de que exercitem as asas ainda imaturas. Mas, quando o filhote está para cair de muito alto, a águia lança-se ao ar, abre as asas e o apanha.

É assim que o Senhor nos trata. Ele não permite que permaneçamos em um ninho muito confortável. Ele nos força a descobrirmos o nosso potencial. Contudo, ele paira por perto, impedindo que caiamos de muito alto. Moisés teve conhecimento desse fato através dos anos de experiência. O Deus eterno é “tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos” (Deuteronômio 33:27).

Pensamento do dia: Os braços eternos são para aqueles que ousam voar.

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 07 de outubro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário