quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Estrangulando a alma

Leitura bíblica: Mateus 6:25-34

Versículo-chave: “Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mateus 6:25)

Meditação: Ansiedade é o pensamento que se tornou tóxico, a imaginação que concede o pior. “Preocupação” vem da raiz da palavra “estrangular”. Perspicácia incisiva. A preocupação realmente abafa e estrangula a capacidade de pensar, esperar e sonhar. Distorce a alegria da vida. Vestimo-nos de alpinistas para galgar cupins. A ansiedade nada muda, exceto aquele que se preocupa. Passa a ser um hábito.

Em essência, ansiedade é um agnosticismo de qualidade inferior. Ao nos preocuparmos, expressamos a dúvida de que Deus não sabe, não se importa ou não é capaz de fazer nada. É uma forma de solidão – encarar as eventualidades sozinhos, mediante nossas parcas energias. A preocupação é uma distorção da capacidade de amar.

Os versículos 31-34 apresentam a descrição que Jesus faz da preocupação e o diagnóstico de como resolvê-la. Enumeram-se três fontes de preocupação: o que comemos, o que bebemos e o que usamos. Para a maioria de nós, essa relação seria quase interminável. O que leva o leitor a preocupar-se? Jesus, nesta passagem, faz algo espantoso. Ele diz que devemos trocar as preocupações secundárias por uma maior; ele mostra um anseio que pode curar a ansiedade.

O nosso interesse maior deve ser colocar a Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Então, nossa única ansiedade seria de perder o motivo real por que nascemos: buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. O leitor já teve a experiência de perceber que o colocar a Deus em primeiro lugar desfaz as preocupações? Por que, depois de entregar a vida a Cristo e aceitar a sua justiça mediante a cruz, tantos ainda se preocupam?

Pensamento do dia: “Ansiedade é o juro cobrado pelos problemas antes deles acontecerem” (William R. Inge)

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 12 de agosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário