quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quem dirige a sua vida?

Leitura bíblica: Tiago 4:13-17

Versículo-chave: “Que é a vossa vida?” (Tiago 4:14)

Meditação: Que é a vida? A pergunta de Tiago não nos deixa em paz. Todos nós devemos responder a ela. Tiago acentua a brevidade da vida na terra. Alguns dizem que não levaremos nada desta vida quando morrermos. Não é verdade. Levaremos uma coisa: nós mesmos. A fé em Cristo como nosso Senhor e Salvador é o fator que determina essa realidade. Mas, e se nossas lealdades divididas colocaram alguém ou algo mais como senhor de nossa vida? Como pode a frase “Se o Senhor quiser” ser um bom corretivo para essa situação? Como pode essa afirmação guiar-nos no preparo atual para a vida eterna?

Outro dia, conversei com um homem que estava parado espiritualmente. Ele cria em Cristo, amava sua igreja e era um negociante crente distinto e responsável. Contudo, a âncora dele estava fincada na lama. Conversamos até tarde da noite. O que estava errado com ele? Ele se sentia inquieto e sua fé lhe dava pouca alegria. Estava insatisfeito com o emprego, com a comunidade e com a família. Tudo parecia estar fora de foco.

Quanto mais conversávamos, tanto mais percebíamos que ele possuía somente a metade da verdade. Ele cria em Cristo como seu Salvador, mas não como Senhor da sua vida.

- Quais os valores que o impulsionam e moldam a sua vida? Como é que você escolhe as opções para a sua vida? Que valor dá ao que Cristo tem para dizer acerca de sua vida diária? – perguntei-lhe.

- Muito pouco! – respondeu ele. – Tomo decisões de acordo com o que penso ser melhor para todos. Mas quase nunca peço a direção específica do Senhor. Acho que essa parte é de minha alçada. Deus deu-me um pouco de inteligência a fim de fazer as coisas para ele.

É exatamente dessa atitude que Tiago está falando na passagem bíblica de hoje. Ele nota que a maioria dos seus leitores estão decidindo por si mesmo. A vida é breve e passageira, e durante o curto espaço de tempo que aqui passamos devemos descobrir um relacionamento com Cristo que há de continuar para sempre.

Quando nos abrimos ao seu poder, coisas emocionantes começam a acontecer e somos libertos da tensão de dirigir nossa própria vida.

Pensamento do dia: Permitirei que o Senhor dirija a minha vida hoje.

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 11 de agosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário