sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Boas razões para orar

Leitura: Colossenses 1:1-8

Versículo-chave: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito.” (Efésios 3:16)

Quais são nossos assuntos de oração?

Ao falar sobre a oração, o ex-presidente americano Jimmy Carter disse que, quando oramos, Deus pode responder de três maneiras:

1) Sim.
2) Não.
3) Você deve estar brincando!

Paulo não fundou a igreja de Colossos. Um discípulo seu, chamado Epafras, era daquela cidade, e provavelmente foi quem o fez. Quando Paulo chegou a Éfeso, Epafras aproveitou para dar uma “esticadinha” até Colossos, a cerca de 160km. Quando retornou, estava radiante: a igreja estava forte e crescendo. Paulo então, motivado pelas notícias, escreveu a carta aos colossenses, cheio de gratidão a Deus. Paulo escreveu que estava orando por eles pelas seguintes razões:

Porque ouvimos falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus.

Este é um bom motivo de gratidão ao Senhor. Aqueles irmãos haviam de fato colocado a fé somente em Jesus. Era uma fé genuína. Haviam conhecido o Deus verdadeiro e confiavam somente em Cristo como Salvador.

E do amor que têm por todos os santos.

A palavra “santo” significa “separado para Deus”. É uma forma de referir-se aos demais irmãos na fé, os cristãos. Além de crerem em Cristo (sentido vertical), eles haviam aprendido a amar os irmãos (sentido horizontal).

Por causa da esperança que lhes está reservada nos céus.

Vivemos nesta terra sem perder de vista a perspectiva do céu. Temos esperança real. O cristão não é uma pessoa alienada, mas consciente de que sua vida não se limita ao tempo presente, mas continua na eternidade.

Quando orar, considere o que Deus tem feito. Louve seu nome, seja grato por tudo e não se esqueça de incluir os irmãos na fé, espalhados por todo o mundo. Somos um só povo, ovelhas do mesmo Pastor, o Senhor Jesus.

Pensamento para o dia: Um coração grato é pré-requisito para uma vida de oração.

(“Pão Diário”, vol. 6, Ed. RTM, meditação de 19 de agosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário