quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pare de reclamar e comece a confessar

Leitura bíblica:


Salmo 39

1 Eu disse:
“Vou ter cuidado com a minha maneira de viver
e não vou deixar que a minha língua me faça pecar.
Enquanto os maus estiverem em volta de mim, não falarei nada.
2 Fiquei calado, não disse uma palavra
nem mesmo a respeito de coisas boas.
Mas o meu sofrimento piorou ainda mais,
3 e o meu coração ficou muito aflito.
Quanto mais eu pensava, mais agoniado ficava.
Então comecei a perguntar:
4 “Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver?
Mostra-me como é passageira a minha vida.
Quando é que vou morrer?
5 Como é curta a vida que me deste!
Diante de ti, a duração da minha vida não é nada.
De fato, o ser humano é apenas um sopro.
6 Ele anda por aí como uma sombra.
Não adianta nada ele se esforçar;
Ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.
7 E agora, Senhor, o que posso esperar?
A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todos os meus pecados
e não deixes que os tolos zombem de mim.
9 Não falo, não digo nada,
pois foste tu que me fizeste sofrer assim.
10 Senhor, pára de me castigar,
pois estou quase morrendo por causa das tuas chicotadas!
11 Tu nos repreendes e assim nos castigas
por causa dos nossos pecados.
Tu destróis, como a traça, aquilo que mais amamos.
De fato, o ser humano é apenas um sopro!
12 Ó SENHOR Deus, ouve a minha oração!
Escuta o meu pedido.
Não te cales quando choro.
Como todos os meus antepassados,
sou teu hóspede por pouco tempo.
13 Desvia de mim o teu olhar,
para que eu possa ter um pouco de felicidade,
antes que eu vá embora e não exista mais.


MEDITAÇÃO:

Tenho um amigo que gosta de dizer coisas de modo resumido, penetrante. Uma de suas respostas prediletas a pessoas críticas é: “Quando você está reclamando não tem tempo para confessar!” Seu prognóstico de um profundo problema humano é bem direto.

Alguns anos atrás convidei um famoso psiquiatra evangélico para ajudar-nos em um retiro espiritual. Depois de ouvir durante vários dias o que as pessoas tinham que dizer acerca de suas necessidades, ele se convenceu de que elas haviam caído na síndrome de falar a respeito de problemas sem nenhuma intenção de encontrar ou aplicar uma solução. Seu comentário foi tão penetrante quanto o do meu amigo sulista. “Essas pessoas estão apenas reclamando, não estão confessando”.

Essas palavras me trouxeram à memória uma afirmação de um formulário de avaliação de um jovem clérigo, a quem eu estava pensando convidar para trabalhar conosco. “Ele é um jovem brilhante, talentoso, mas gosta de reclamar. Se ele tão-somente confessasse com tanta eloqüência quanto reclama das pessoas e de suas deficiências, ele poderia encontrar o amor com que ajudá-las.”

Reclamar de nossas necessidades ou confessá-las são duas alternativas que se nos oferecem face às coisas que nos perturbam a respeito de nós mesmos e de outras pessoas. A grandeza da vida cristã depende de sabermos distinguir entre as duas coisas. A Bíblia fala com muita honestidade da natureza humana. Ela trata com sensibilidade todos os problemas que enfrentamos. O Salmo 39 ajuda-nos a identificar-nos com o salmista. A progressão dos seus pensamentos dá-nos um plano para lidarmos com a frustração. Ele expressa sua consternação e prossegue para a confissão autêntica. Deus está pronto para ouvir sentimentos honestos se eles nos levarem a confessar a necessidade que temos do seu poder, do seu perdão e de um novo começo.

PENSAMENTO DO DIA:

Quando confessamos nossas faltas, ligamo-nos ao poder de Deus, e nossas reclamações são purificadas. Hoje é o momento propício para pararmos de reclamar e começarmos a confessar!

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 06 de janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário