sábado, 12 de dezembro de 2009

Velhas medidas para uma nova vida

Livro do profeta Zacarias, capítulo 2


1 Tive ainda outra visão. Vi um homem segurando uma fita de medir
2 e perguntei:
- Aonde você vai?
Ele respondeu:
- Vou medir Jerusalém para saber o seu comprimento e a sua largura.
3 Então vi que o anjo que havia falado comigo ia saindo. Nisso, outro anjo veio se encontrar com ele,
4 e o primeiro anjo disse:
- Corra depressa e diga ao rapaz que está com a fita de medir: “Jerusalém terá moradores de novo, e haverá tantas pessoas e tantos animais morando lá, que não será possível construir uma muralha em volta da cidade. 5 Pois o Senhor Deus promete que ele mesmo será como uma muralha de fogo em volta de Jerusalém e que ele morará na cidade e ali mostrará a sua glória.
6-7 O SENHOR Deus diz ao seu povo:
- Atenção” Atenção” Vocês que são prisioneiros na Babilônia, fujam. Fujam daquele país do Norte! Eu os espalhei por toda parte, mas agora é hora de vocês voltarem para Jerusalém.
8 Pelo seu poder, o SENHOR Todo-Poderoso me mandou entregar a seguinte mensagem às nações que tinham levado embora toda a riqueza do seu povo:
- Quem toca no meu povo toca na menina dos meus olhos. 9 Portanto, eu mesmo lutarei contra vocês. E toda a sua riqueza será levada embora por aqueles que antes eram seus prisioneiros.
Quando isso acontecer, o povo saberá que o SENHOR Todo-Poderoso me enviou.
10 O SENHOR Deus diz:
- Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês!
11 Naquele dia, muitos povos se juntarão a Deus, o SENHOR, e serão o seu povo, e ele morará com eles. Aí o povo de Israel saberá que o SENHOR Todo-Poderoso me enviou para falar com eles. 12 Mais uma vez a terra de Judá será a parte especial de Deus na Terra Santa, e Jerusalém será de novo a sua cidade escolhida.
13 Que todos se calem na presença de Deus, o SENHOR, pois ele vem do seu lugar santo para morar com o seu povo.


Versículos-Chave:

2 e perguntei:
- Aonde você vai?
Ele respondeu:
- Vou medir Jerusalém para saber o seu comprimento e a sua largura.
3 Então vi que o anjo que havia falado comigo ia saindo. Nisso, outro anjo veio se encontrar com ele,
4 e o primeiro anjo disse:
- Corra depressa e diga ao rapaz que está com a fita de medir: Jerusalém terá moradores de novo, e haverá tantas pessoas e tantos animais morando lá, que não será possível construir uma muralha em volta da cidade. 5 Pois o Senhor Deus promete que ele mesmo será como uma muralha de fogo em volta de Jerusalém e que ele morará na cidade e ali mostrará a sua glória.

Meditação:

Um quadro alarmante dominou a visão de Zacarias. Ele viu um jovem que media Jerusalém para que ela fosse reconstruída de acordo com as medidas que ela possuía antes de ser destruída em 586 a.C. Duas coisas estavam erradas com esse procedimento: as antigas medidas eram pequenas demais, e muro algum jamais poderia servir-lhe de defesa. Somente o Senhor era uma defesa segura e a sua presença, fonte de glória duradoura. O povo devia ter aprendido que a falta de muros era uma defesa segura, e que não havia glória duradoura nos edifícios construídos pelo homem.

Zacarias trazia a reconstrução de Jerusalém no coração. Ele era um profeta entre os exilados que voltavam e desejavam devolver à cidade o seu antigo esplendor. A história repete-se porque a única coisa que aprendemos dela é que nada aprendemos com ela. O povo não havia confiado no Senhor antes. Como resultado, a cidade foi destruída e o povo, exilado. Agora, estavam prestes a cometer o erro de outrora.

É esse também o nosso problema. Quão raramente aprendemos com os erros passados. Falhamos em confiar em Deus, caímos em dificuldades e não aprendemos a lição que o erro tem para nos ensinar. Todos nós possuímos padrões compulsivos e repetitivos que nos levam para os mesmos problemas antigos. O Senhor deseja chegar à razão de sermos assim. Tornar-se uma nova criação em Cristo significa desfazer-se da antiga natureza. Mas fazemos o que fazemos por causa de necessidades interiores não preenchidas. É esse ponto, bem profundo em nosso íntimo, que o Senhor deseja curar.

Pensamento do dia:

O futuro é amigo. O Senhor pode ajudar-me a vencer o passado sem repetir os seus erros.


(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 11 de dezembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário