segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vinho novo em odres velhos

Leitura bíblica: Marcos 2:20-22; Gálatas 5:1, 13

Versículo-chave: “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura.” (Marcos 2:21)

Meditação: Jesus veio, não para remendar, mas para transformar; não para corrigir, mas para converter. Os que tinham olhos espirituais com os quais ver, podiam ter entendido que naquele dia ele sutilmente sugeriu um caminho novo e vital.

Jesus indicou que ele jamais poderia ser um acréscimo a uma vida já completa, mas a resposta e a base da vida e da direção da pessoa. A idéia era que o vinho novo expandia e estragava o odre velho. Os odres eram feitos de pele de carneiro e se expandiam à medida que o vinho se expandia. Não sendo capazes de conter o vinho novo, os odres velhos rachariam e se abririam.

Nosso Senhor advertiu a seus seguidores que as práticas e os costumes antigos não podiam conter os ensinos proclamados por ele. A segurança dos judeus encontrava-se nos seus costumes e práticas, não em Deus. O povo de Deus sempre teve o problema de gostar demais de ritos e rituais. Quando esses rituais foram ameaçados, reagiram com hostilidade e temor.

A mensagem do vinho novo em odres velhos aplica-se a nós hoje como indivíduos e também às nossas igrejas. Jesus Cristo deve ser a base de nossa vida, não um acréscimo a ela. A maioria de nós deseja tudo o que este mundo e o céu têm para oferecer. Queremos a segurança de nossa educação, posição financeira, talentos, habilidades, amigos e planos futuros. Mas também queremos ter Jesus. O problema é que Jesus não se agrada disso. Conversão significa separação do antigo modo de vida e um novo começo com Cristo.

A mensagem de Cristo e o seu poder que em nós habita é como o vinho novo. Requer um odre novo de dedicação renovada todos os dias. Os antigos hábitos, os antigos costumes se romperão com a pressão da reforma total da nossa vida.

Pensamento do dia: Não se coloca vinho novo em odres velhos.

(Lloyd John Ogilvie, “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 06 de dezembro)

Um comentário:

  1. Caro Hélio,

    Realmente Jesus veio para transformar o velho no novo (e eis que tudo se fez novo). Para revolucionar as coisas postas.

    O Redentor apresentou uma nova mensagem, propondo uma nova aliança: agora trazendo a graça e a salvação pela fé. Os rituais já não mais se prestam para levar o homem até Deus, mas o Cristo é que o faz, sendo o "único caminho".

    Gostei do seu blog, estarei por aqui sempre. Convido-o para visitar-me e comentar os textos lá postados.

    NEle

    Ricardo

    ResponderExcluir