quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ontem

“O Deus de Israel será a vossa retaguarda.”
(Isaías 52:12)


Proteção contra o passado. “Deus pede conta do que passou”. No fim do ano, olhamos com grande expectativa tudo o que Deus tem para o futuro, mas mesmo assim podemos ficar ansiosos ao lembrar-nos dos dias de ontem. O presente gozo da graça de Deus pode ser reprimido pela recordação dos pecados e falhas de ontem. Mas Deus é o Deus do nosso passado, e permite que lembremos dele a fim de transformá-lo numa lição espiritual para o futuro. Deus nos lembra do passado para que não nos resguardemos na segurança superficial do presente.

Segurança para o amanhã. “Porque o Senhor irá adiante de vós”. Essa é uma revelação da misericórdia de Deus, a de que ele nos protegerá, quando não nos protegemos. Ele vigiará para que certos obstáculos não nos façam recair nas mesmas falhas, como certamente o fariam se ele não fosse a nossa retaguarda. A mão de Deus se estende ao passado possibilitando-nos manter a consciência limpa.

Segurança para hoje. “Porquanto não saireis apressadamente”. À medida que nos aproximamos do novo ano, não o façamos com pressa da alegria impetuosa ou da irreflexão impulsiva, mas com a força paciente da certeza de que o Deus de Israel marchará adiante de nós. Nosso passado apresenta-nos falhas irreparáveis; é verdade que deixamos passar oportunidades para sempre perdidas, mas Deus pode transformar essa ansiedade destrutiva em uma construtiva reflexão para o futuro. Deixe o passado no esquecimento, mas deixe-no nas mãos de Cristo.

Entregue a ele o irreparável passado, e entre com ele no irresistível futuro.

(Oswald Chambers, “Tudo para Ele”, Ed. Betânia, meditação de 31 de dezembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário